O QUE DEVO FAZER, COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL?

O QUE DEVO FAZER, COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL?

O imóvel próprio está presente nos planos da maioria das pessoas, por isso hoje a Alexandre Azevedo apresentará um breve conteúdo com a intenção de te auxiliar a decidir se está na hora de realizar a compra de um imóvel ou se ficar no aluguel seja o caminho ideal para a sua realidade atual.

O ano de 2020 começou com muitas notícias e perspectivas positivas e promissoras para o mercado imobiliário, isso faz com que tenhamos disposição a realizar a compra do primeiro imóvel e também continuar investindo no setor.

Hoje, o cenário econômico está muito favorável para a aquisição de produtos imobiliários pois temos a SELIC numa baixa histórica, na casa dos 4,25%. O que aquece o cenário por alguns motivos que apresentaremos abaixo.

Quando temos a taxa SELIC baixa como está hoje, o financiamento habitacional apresenta taxas de juros muito atrativas. Por exemplo as linhas de financiamento bancário que apresentam taxas a partir de 6% ao ano para clientes correntistas, com isso o custo da operação fica muito menor para o comprador, se comparado ao ano de 2019, tínhamos juros anuais na casa dos 10%.

Por outro lado, com a queda da taxa básica de juros os investimentos de renda fixa como Poupança e CDB apresentam uma rentabilidade baixa e por outro lado os Fundos Imobiliários se tornam muito atrativos. Esse fator faz com que investidores tendam a aplicar o dinheiro nesses Fundos que por sua vez aumentam o capital que têm para investirem em produtos imobiliários fazendo com que a oferta de imóveis de todos os tipos aumente.

Se formos considerar a soma dos dois fatores acima temos uma matemática perfeita, pois teremos de um lado o consumidor com facilidade e oportunidade de acesso ao crédito e do outro lado uma oferta maior de produtos disponíveis. Como resultado disso temos um mercado competitivo entre as construtoras e incorporadoras o que ajuda o consumidor a negociar preços e condições nos produtos que despertarem o maior interesse.

Porém, nem todo mundo tem a possibilidade de aproveitar essas oportunidades ou não estão disponíveis em desembolsar o valor de um imóvel ou então entrar em um financiamento. Para essas pessoas o aluguel é o melhor amigo. Como temos mais produtos, muitos são disponibilizados para locação, com isso o consumidor encontra uma grande oferta de imóveis que podem se encaixar nas necessidades da família sem ter a necessidade de comprometer sua poupança ou sua renda mensal.

Outro ponto positivo da locação é que, com o mundo e a rotina das pessoas cada vez mais flexíveis, locando um imóvel você tem uma maior facilidade em se mudar, mudar os ares e se encaixar numa nova rotina ou etapa da vida sem ter que se preocupar com a venda de uma casa para a compra de outra, por exemplo.

Se você tem interesse em locar um imóvel, hoje você conta com possibilidades que facilitam a locação. Aquela situação de ter que apresentar fiadores para conseguir locar um imóvel já não é necessária. Hoje você consegue contratar seguros fiança, que garantem o aluguel para o proprietário do imóvel caso você tenha alguma situação financeira que atrapalhe a realizar o pagamento.

 

Com todos esses fatores a conclusão que chegamos é que a muito tempo o mercado imobiliário não apresentava tantas possibilidades para os consumidores. Por isso, a Alexandre Azevedo vem buscando ajudar cada vez mais nossos clientes para decidirem qual melhor caminho para o momento que vivem.
Gostou das informações? Quer conhecer as oportunidades que Varginha apresenta? Se sim, vem tomar um café com a gente!

Posts Relacionados

Comparar